Construtora Santos

Conservação

Todo imóvel, por mais conservado que esteja e por mais cuidadosos que sejam os moradores, precisa de vez em quando passar por reformas. A partir de pequenos reparos, problemas bem maiores são evitados no futuro. Se você se questiona às vezes se a sua casa está precisando de uma reforma ou se isso pode ficar para mais adiante, veja a seguir algumas dicas a respeito dos sinais mais evidentes de que você deve fazer alterações ou reparos no local! Será que você sabe quando reformar a casa?

Problemas hidráulicos

Os principais vestígios de que a casa está com problemas nas tubulações de água e esgotos são a pintura estufada na parede, marcas de mofo e superfície fria e úmida demais. Tudo isso pode indicar que existem vazamentos nos canos ou infiltrações dentro das paredes. Se a parede for recoberta por azulejos, o indício mais claro é quando esses revestimentos começam a se soltar com extrema facilidade, descolando-se da superfície. Situações como essas devem ser tratadas rapidamente, a fim de não gerar danos à estrutura do imóvel.

Problemas elétricos

Problemas com as instalações elétricas podem apresentar vários sinais. Se acontecem quedas frequentes e imprevistas de luz na sua casa, se os disjuntores desarmam com frequência ou se os interruptores dão choque, a estrutura de eletricidade tem que ser revista. Quando tomadas apresentam aquecimento excessivo e manchas carbonadas, você não deve mais utilizá-las até que saiba a causa. A demora no conserto pode originar curtos-circuitos, aumento de sua conta de luz e defeitos em aparelhos e eletrodomésticos.

Tintura desbotada

A cor das suas paredes é importante para dar um clima de limpeza e melhorar a parte estética dos ambientes. Talvez a tinta já esteja manchada, descascando ou desbotada. Se a situação não o estiver agradando, pense em dar um novo colorido a suas paredes.

Desgaste nos acabamentos

Os pisos, telhados, revestimentos, as louças e papéis de parede duram bastante se forem bem cuidados, mas isso não que dizer que eles duram para sempre. Com o tempo, essas peças vão mostrar sinais de uso e de desgaste, até chegar o tempo de trocá-los. Pode ser uma boa época para repensar as cores e motivos para dar um visual diferente no imóvel.

Desgaste nas esquadrias

Portas e janelas, depois de anos de uso, ficam com as dobradiças enferrujadas, o que, às vezes, deixa as esquadrias emperradas ou mais difíceis de abrir e fechar. Se o material for madeira, há a possibilidade de as esquadrias serem atacadas por cupins, mofo e outros agentes. Avalie a situação de suas portas e janelas, observe se ainda estão belas e protegendo o interior de sua casa.

Falta de identificação com os ambientes

Nem sempre o problema que demanda uma reforma tem que ser estrutural ou funcional. Sua casa precisa lhe dar prazer de morar nela e refletir sua personalidade. E a aparência e estética que você investe nela cumpre bem esta função. Se você mudou os gostos pessoais, mas seu imóvel não o acompanhou ainda, pode ser um bom momento para reformá-lo.

Chegada de um novo membro da família

Está para chegar um bebê na família? Ou um parente vai morar com você ao longo de alguns anos? Talvez seja preciso remodelar alguns ambientes para receber bem e com cuidados este novo morador.

O estado de alguns ambientes o está incomodando ou você já se sente aborrecido com o estilo e o mobiliário de sua casa? Então chegou a hora de reformar. Reflita bem sobre o caso, elabore um bom planejamento e mãos à obra! Sua casa está precisando de uma reforma agora? Quais são as partes de seu imóvel que gostaria de mexer? Conte para nós nos comentários!